O FOLCLORE, SEUS MITOS E TRADIÇÕES
Envolvidos pelo tema folclore, seus mitos e tradições, os alunos do Projeto Cultura Mais Circo iniciam sua pesquisa bibliográfica mergulhando no mundo dos lendários personagens folclóricos e em figuras históricas, como Maria Quitéria, Lucas da Feira e tantos outros personagens que ajudaram a contar a nossa história. O objetivo é reunir material de pesquisa que possa contribuir para a montagem do novo espetáculo do Ponto de Cultura que será fundamentado na construção de personagens folclóricos e históricos que se utilizam das técnicas do circo como fonte elementar do processo criativo. Coordenado pelo professor de percussão Zé das Congas, a pesquisa musical permeia pelos caminhos do resgate e da valorização de instrumentos e sons típicos regionais, se valendo de recursos naturais como o som dos animais e da natureza. O novo empreendimento cultural do Ponto de Cultura conta no teatro com a coordenação dos professores Geovane Mascarenhas e Fernando Pedro Maria e no circo com os professores Binho e Baba. O trabalho de pesquisa é realizado por alunos iniciantes do Ponto de Cultura e por alunos veteranos do Projeto Aprendizes de Circo, elenco responsável pela realização do espetáculo do Ponto de Cultura, “Sonhos”.
O Ponto de Cultura funciona no Centro de Cultura Amélio Amorim e atende adolescentes estudantes da rede pública de bairros carentes de Feira de Santana, na faixa etária de 12 e 15 anos e em situação de vulnerabilidade social, com oficinas de técnicas circenses (acrobacia, contorcionismo e equilíbrio), teatro (focado nas técnicas do Clown – palhaço – e jogos teatrais), música (complementação no sentido de dotar os alunos de uma percepção básica musical) e informática (inclusão digital). Todas as oficinas são gratuitas e pautadas em conceitos cidadãos como o respeito ao próximo, à comunidade, ao meio ambiente e aos valores sociais que afastem os jovens das drogas e da violência.
Para maiores informações, entrar em contato com Elizete Destéffani pelos telefones: 3491-8992 / 9933-5786 ou e-mail: ciacucadeteatro@gmail.com